Texto/Um criado
Texto/Um criado

 
  Não havia nos tempos de hoje quem não tivesse um criado a seu serviço.Na altura criou-se os criados, para quem era muito preguiçoso, não queria trabalhar e queria ter alguém em quem mandar.
  O criado deste conto chama-se Dom Risco, Dom Risco não via os seus pés, pois esses eram tapados por uma enorme barriga saliente, então não era muito bom criado.

  Cada vez que lhe pediam um limão acabava por sair uma limonada, em vez de ovos saiam omeletas e por fim quando lhe pediam morangos saia uma grande salada de frutas.
  O chefe de Dom Riscas, D. Covarde decidiu manda-lo para casa de um rei, a quem se chamava D. Tesoura, mas como é bem claro não é o nome verdadeiro, os seus outros criados é que o tratavam assim. O seu nome verdade é D. Vassoura.
  A história do rei é muito parecida com a do Dom Risco, pois ele ficará sem os olhos porque, um bobo também muito gordo e desastrado, um dia decidiu fazer malabarismo com tesouras para mostrar quanto era bom, mas por um momento deslizaram duas das tesouras que foram directas aos olhos do rei,provocando assim com que o rei fica-se seco.

  Agora já não consegue ver o que acontecesse á sua volta, também não consegue ver o que D. Risco faz.
  O rei D. Tesoura, certo dia decidiu dar uma festa em nome do seu filho, que acabará de nascer, mas Dom Risco não gostou, porque sabia que com um filho a caminho e uma festa para arrumar não iria ser nada fácil, ainda por mais ele não tinha muito jeito para o trabalho.

D.Régua era o nome do filho de D.Tessoura.

 Quando D. Régua tinha quatro anos de idade, o seu pai D. Tesoura morre develhice, deixando o reino a seu cargo.
  D. Régua consegue tornar-se Dom Risco num cavalheiro, D. Régua decide como ele sempre cumpriu a sua palavra, torna-lho um cavalheiro,para ele conquistar mais povos. Não foi muito fácil pois ele tinha uma grande barriga saliente, mas lá se conseguiu.
  Quando já tinham, conquistado a Europa toda, D. Régua decide dar o cargo de conselheiro a D. Risco não podia recusar um pedido destes, ele sabia que   tinhade ser leal ao reino.
  D. Régua já não era propriamente novo, mesmo pelo contrário ele estava às portas da morte.
  D. Régua tinha um forte e bem organizado exercito por isso decide irconquistar a Ásia, ele também sabia que não iria ser fácil mas o medo não lhe metia frente, quem tinha mais medo era a Ásia.
  Quando finalmente consegue conquistar a Ásia, não tem forças para regressar,ele não tinha pensado que não tivesse filhos, não tinha tempo para pensar,quase a morrer, disse o nome que o povo menos esperava:
- D. Risco, escolhe bem os teus caminhos, cuida do meu povo como se fosses tu.
D. Risco também não era novo e também morreria pouco tempo depois, e assim D. Régua morre e D. Risco também morre aos três meses de governação.